Fabrícia - meaning and definition. What is Fabrícia
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Fabrícia - definition

PONTE MAIS ANTIGA DE ROMA, ITÁLIA, CONSTRUÍDA EM 62 A.C
Ponte dei Quattro Capi; Ponte Fabrícia; Ponte Quattro Capi; Pons Fabricius; Ponte Fabricio

Fabricia sabella         
Fabricia sabella é uma espécie de anelídeo pertencente à família Fabriciidae.
Fabrícia      
f.
Gênero de plantas mirtáceas.
(De Fabrício, n. p.)
Manuel Fabrício         
POLÍTICO BRASILEIRO
Manoel Fabrício; Manuel Fabrício de Oliveira
Manuel Fabrício de Oliveira (Seabra, Bahia, 14 de maio de 1854 — Itaberaba 20 de julho de 1939), foi um coronel e político brasileiro, chefe político do hoje inexistente município baiano de Campestre, e envolvido nas lutas contra Horácio de Matos.

Wikipedia

Ponte Fabrício

Ponte Fabrício ou Ponte Fabrícia (em latim: Pons Fabricius; em italiano: Ponte Fabricio), chamada também de Ponte das Quatro Cabeças (em italiano: Ponte dei Quattro Capi), é a mais antiga ponte romana em Roma, Itália, em condições originais. Construída em 62 a.C., ela se estende por metade do rio Tibre, do Campo de Marte do lado leste até a Ilha Tiberina no meio do rio (a Ponte Céstio continua o trajeto da ilha até a margem oeste). "Quattro Capi" é uma referência aos dois pilares de mármore do deus romano de dupla-face Jano no parapeito, que foram levados para lá da vizinha San Gregorio della Divina Pietà (Monte Savelo), no século XIV.

De acordo com Dião Cássio, a ponte foi construída em 62 a.C., um ano depois do consulado de Cícero, para substituir uma ponte de madeira mais antiga destruída num incêndio. Foi encomendada por Lúcio Fabrício, o curador das estradas e membro da gente Fabrícia da cidade. Intacta desde a antiguidade, a ponte tem sido continuamente utilizada desde então.

A Ponte Fabrício tem um comprimento de 62 metros e 5,5 metros de largura. Foi construída a partir de dois largos arco apoiados por um pilar central no meio do vão utilizando tufo. Atualmente está revestida de tijolos e travertino.